segunda-feira, 19 de maio de 2014

O Conde D"Ervideira

Segue abaixo a entrevista exclusiva para o blog com Duarte Leal da Costa, enólogo / proprietário da vinícola alentejana Ervideira.



Com a melhora do cenário econômico em Portugal, em quê isso reflete no mercado do vinho para exportação? Aumenta-se a competitividade?  



De facto o mercado de Portugal está a melhorar, isso trás vantagens para os produtores de vinho, no entanto este aspecto não influencia muito a Ervideira, pois dependemos em muito das Exportações.

 Mas toda a melhoria económica é sempre benvinda.



O quê falta para o Brasil se tornar uma potência em consumo? Seria somente a redução de impostos? 


Vamos ver, o Brasil é um país Tropical e por isso quase todo ele é uma região quente, o que convida mais a uma cerveja do que a um vinho.

 No entanto o vinho é cultural, é para ser tomado em companhia de amigos, marca momentos, e por isso tende a aumentar este consumo, claro que os impostos influenciam, mas também à que divulgar de forma a que a cultura do vinho, faça parte desses momento de partilha de alegria. 



No Brasil a cultura do vinho tinto é predominante e a Ervideira produz um branco com uvas tintas. Isso é uma ação que posiciona o vinho Invisível  em um segmento diferente, criando-se um produto extremamente diferenciado. Existe a possibilidade da Ervideira produzir com outras uvas tintas um vinho branco?


O INVISÍVEL  é um verdadeiro caso de sucesso, pois é um vinho praticamente unico no mundo, e quanto mais não seja os apreciadores devem provar para conhecer.

 Este é um vinho branco integralmente feito a partir da Casta Aragonez, e resulta um vinho verdadeiramente diferenciador, capaz de harmonizar com a mais variada gastronomia, podendo se tomar bem gelado com pratos mais delicados ou com temperatura mais alta, 10 a 12 graus, para pratos mais consistentes,  como a bem regional Muqueca Capixaba.
 Fazer com outras uvas para além da Aragonez, é o que está a ser estudado, mas a tecnologia deste vinho é muito dificil, e por isso não é facil alargar muito a produção, bem como nem todas as castas têm este forte caracter como a Aragonez.


Com esse cenário de duvidas na economia brasileira quais são as perspectivas de Ervideira no mercado nacional? O Brasil ainda é visto como um gigante?



A Ervideira ė uma empresa minúscula quase inexistente, quando comparado com o mercado Brasileiro.  

Considero por isso que a Ervideira terá todo um grande potencial de crescimento e não será a falta de crescimento que irá influenciar. 
Antes mais será a boa apresentação e qualidade que ao ser provada convença o consumidor,  factor este  que eu estou plenamente convencido,  pois cada vez que faço uma degustação as pessoas ficam maravilhadas não só com a qualidade como a relação custo benefício de cada um dos vinhos Ervideira. 


E como estamos em ano de Copa e Portugal tem hoje o melhor jogador do mundo.Qual o seu palpite para a copa e comemora-se um título bebendo qual vinho / espumante?



Eu sou Português e logicamente sou torcedor por Portugal mas declaradamente a minha segunda equipa é o Brasil, pelo que gostaria de ver estas duas equipas na final e então que ganhasse o melhor. 

Mas para comemorar,  sem duvida um VINHA D'ERVIDEIRA BRUT!!

Muito obrigado a todos

E gostaria de pedir a todos para terem um consumo de vinho com muita moderação,  pois como disse antes , o vinho é para partilhar com os amigos em momentos de alegria.

Um abraço amigo a todos e aconselho a degostarem os vinhos Ervideira durante uma refeição,  verão que vão ficar surpresos com a qualidade.

                                                   

                                             E Fica a Dica


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores