sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Carnaval & Cerveja

Carnaval e cerveja, goiabada com queijo e amor com beijo.Tudo isso combina. Mas nas festas de Momo o quesito Carnaval & Cerveja são imbatíveis. Por esse motivo pedi o auxílio de quem entendo do riscado: Ruth Sipolati, biersomellier certificada pela escola DOEMENS, escola alemã pioneira em formação de mestres cervejeiros e proprietária da da Casa do Cervejeiro no Hortomercado em Vitória- ES .

Pedi algumas sugestões para sobreviver sem irritar muito minhas mucosas nas festividades carnavalescas. Bem,  a principal sugestão é optar por cervejas mais leves, pilsens ou lagers, e também o bom e respeitado chopp.


Mas voltando as loiras geladas, seguem as sugestões de quem é especialista:

Colorado Cauim Com 4.5% de graduação de felicidade.
Cerveja oriunda de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Tem como principal característica em sua fórmula o tupiniquim aipim, conhecido também como mandioca. 



Jever Pilsen com 4,9% de graduação de felicidade.
Pilsen alemã, originaria da cidade homônima, produzida desde 1848.Essa é uma cerveja fabricada dentro dos moldes da Lei de Pureza da Cerveja (Reinheitsgebot). Coisa fina.
.



Duvel Hop, com 9,5 de graduação de felicidade.
Essa belga tem uma história que inicia em 1871.Com surpreendentes maltes japoneses, essa belga foi eleita em 2013 a melhor cerveja do mundo.Coisa para gente grande.
Agora uma curiosidade: o nome Duvel quer dizer Diabo em flamenco.


La Trappe Blond, com 6,5 de graduação de felicidade.
Nascida na cidade de Tilburg na Holanda, é feita por monges trapistas (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_Trapista).A linha de produção da La Trappe tem outras maravilhosas cervejas. 


Früh 5% de graduação de felicidade.
Cervejas do estilo Kölsch tem como característica sua produção em garagens na cidade de Colonia na Alemanha. 

Agora para finalizar não custa lembrara que bebida e direção não combinam em nada.Vamos respeitar queM espera por você.Fica a dica.


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Prato feito bem feito

Se você pensava que esse blog só se destinava aos pratos elaborados, alta gastronomia, slow food ou coisas do gênero, lamento dizer que você se enganou. Almoçamos eu e minha fiel assistente Fatima Monteiro no Prato bem Feito na Avenida Vitória quase em frente a CIRETRAN.No prato as modelos: carne de panela e o porpetone à parmegiana.Tudo acompanhado de farofa (os baianos piram), arroz, feijão e uma saladinha.Tudo com um tempero caseiro e preço honesto. São servidas 3 opções todos os dias e também tem a opção de quentinhas em 2 tamanhos. As fotos não são rescentes mas a configuração e quase essa.Fica a dica.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Restaurante Alecrim, continuando a história.

Na quinta feira passada, dia 20,  enquanto fotografava um prato novo feito com palmito pupunha em sua receita  no Restaurante Alecrim (detalhes do prato ver no posto do dia 22), comentei que em 1992 havia fotografado uma fazenda chamada Fazenda Cachoeira do Cravo em São Mateus onde existia de forma embrionária o projeto de cultivo de pimenta do reino e de palmito pupunha na fazenda.. Aí que minha história e de Cecília Cunha se cruzaram de uma forma muito legal.
Na época, em 1992,  na sala da sede da fazenda havia um quadro com um poema.Sem pretensão fotografei o poema.E em uma noite na escada principal da sede da fazenda, estávamos eu, o diretor de arte da agência, um mineiro gente fina chamado Zezé, e a redatora minha amiga de muitos anos, Paula Almeida, bebericando alguma coisa possivelmente alcoólica no início da noite quando vi uma luz bacana e fiz uma única foto da sede também sem pretensão.Quando revelei o cromo vimos uma imagem azulada na parte superior da foto e um amarelo esverdeado no centro, "vamos fazer alguma coisa com isso" disse Zezé.Resumindo: essas duas despretensiosas fotos viraram um postal de fim de ano do Sistema Empresarial Otacílio Coser. A autora do poema, Elza Cunha Pires é tia-avó de Cecília Cunha.E por causa de um prato à base de palmito pupunha essa foto começou a fazer parte de uma  história que eu tive a sorte de começar a quase 22 anos .

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Segunda-feira, dia mundial do "Vou Pegar Leve"

Atire a primeira pedra aquele que nunca disse que iria "Pegar Leve" assim que acordou em uma segunda qualquer de suas vidas. Para mim é quase toda segunda. Mas essa vontade volátil se dissipa logo que as funções hepatobiliares começam a trabalhar. Então para colaborar com meus nobres leitores seguem algumas sugestões de pratos bem levinhos para consciências tão pesadas como as nossas. De tudo um pouco. A maravilhosa e saudável comida árabe, filés de tilápia com salada de folhas, carpaccio de abobrinha, uma sofisticada salada Ceasar, ou uma salada de rúcula com anéis de lulas e ainda para os mais culpados, uma salada com sucos DETOX. Fica a dica.





Restaurante Alecrim em Pedra Azul

Na quinta dia 20, subimos eu e Fatinha para Pedra Azul - Domingos Martins.Na pauta fotografar no restaurante Alecrim pilotado por Cecília Cunha.O caminho por si só já é uma pauta para dias de lugares inesquecíveis, como poderão ver nas fotos.Pedra Azul fica a 100 km de Vitória, mas vá sem pressa.Em cada curva, cada subida ou descida há, um cenário lindo.E a comida.....bem, a comida em toda região é um caminho de descobertas e vale cada quilometro.A Modelo da Vez foi a entrada de palmito pupunha, nativo do estado, com um toque de hadock.Sim hadock.Nessa mesma pauta encontramos duas histórias, eu e Cecília envolvendo a dela e um trabalho feito em 1992.Mas essa vai ficar para a próxima postagem.




domingo, 23 de fevereiro de 2014

Ressaca do carnaval capixaba

Domingão de manhã.Aí você acorda assim sem se lembrar de muita coisa da noite (e da madrugada) anterior e pensa: vou fazer o quê? Sugestão do Comendomodelos, vá para uma barraca de praia e faça as pazes com seu bem estar. Pode ser na Curva da Jurema, Manguinhos....lugar bacana é o que não falta mas comece pegando leve com uma água de coco e vá sentindo a vida voltar ao seu extenuado corpinho.Depois vá até o mar, peça licença para a rainha do Mar, e de aquele "tchibummm". Agora renovado peça o cardápio e abra aquela gelada, tire o sal da boca e seja feliz com a variada gama de delícias a beira mar.Casquinha de siri, o carangueijo ou um peroá daquele jeito.Coisa boa é o que não falta.Mas não esqueça do protetor solar que mesmo com esse mormaço os raios UV caem matando.Fica a dica e bom apetite.




segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Comendo Modelos no Grotto Grill

Primeiro trabalho efetivo em um restaurante para postagem no blog.
Grotto Grill  (https://www.facebook.com/grottogrill?fref=ts) na Praia do Canto, na Rua Joaquim Lírio, próximo ao Day by Day. Muito legal começar com um cardápio tão bacana e com nomes quase impublicáveis. Brincadeiras a parte. Das várias opções, eu fiz o sacrifício de degustar um talharim de palmito com sálvia e  filé de peixe branco. E Fatima Monteiro, minha fiel acompanhante, degustou o Gschnätzlets, que é um filé com molho de cogumelos e uma batata Rösti. Fica a primeira sugestão desse blog.
Fica a dica e bom apetite.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Domingo é massa!

Falava com minha cunhada Ana Tognin em São Paulo e ela pediu uma sugestão de almoço de domingo.Aí lembrei do macarrão é claro!Ícone das mesas dominicais, o bom e velho macarrão é a estrela na maioria das mesas.Fiz uma rápida seleção de algumas modelos para animar o dia de hoje.Não importa se a massa é longa, curta, com  molho ou sem, uma boa massa faz a alegria de quem saboreia como também a alegria de quem faz pela praticidade e pela variedade.Cada um tem o seu segredo na hora do preparo, mas na hora do garfo ninguém esconde a satisfação de sugar aquele spaguetti e não ter remorso do molho que caiu na roupa.Bom apetite e bom domingo.




sábado, 15 de fevereiro de 2014

Refrescante

Achei esse trabalho feito em outubro de 2006 com a boa e velha Sony W55.Com Leonardo Botelho, sempre ele, que queria fazer uma programação para o Spetacollo Santa Lúcia e teve a ideia de trabalhar imagens com garrafas de ABSOLUT.Fomos para o antigo Spaço Spetacollo a noite com meia dúzia de sacos gigantes de gelo e começamos.Depois é claro as modelos foram devidamente devoradas em doses homeopáticas, pois vokda é para gente grande e como sempre digo: pato novo não da mergulho fundo.refresque-se com as fotos.






sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Hoje fui comprar os jornais e tive a grata surpresa de ver a foto de capa do jornal A Gazeta daqui do Espírito Santo.A quase um ano atrás fazendo a pauta do caderno especial do Prazer &Cia, fomos ao Kaffa Cafeteria (https://www.facebook.com/KaffaCafeteria.Vitoria?fref=ts) que fica no Jardim da Penha e fotografamos um frapê de Negresco que está na capa de hoje.Na matéria também tem a foto de um outro frapê do Café Tabaco (https://www.facebook.com/cafetabacovix?rf=203948849621889).Vale combater o calor e se deliciar.


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Começando: onde tudo começou.

Ouvindo Marisa Monte cantando "Para ver as meninas" composta por Paulinho da Viola nasceu o "Comendo Modelos".
Aqui falarei do trabalho fotográfico que faço.
Serão experiencias dos dias de fotografia dentro de restaurantes, cozinhas industrias, hotéis, bares, botecos e mais qualquer lugar onde se coma bem.
Acompanhado da minha esposa, assistente e produtora Fatima Monteiro, minha grande incentivadora.
Não tenho a pretensão de fazer um trabalho crítico pelo simples fato de me sentir capacitado a criticar o trabalho e profissionalismo de ninguém.Gosto de comer e falar bem.Pode ser de qualquer coisa... talvez nem a comida, mas que se fale bem de algo.
Então vamos lá.Um breve histórico.
Comecei minha vida profissional em um laboratório fotográfico no Rio de Janeiro, e olhe onde, na Lapa.Salve a Lapa!Isso era em 1986.
Em 1990 mudei para Vitória que por um intervalo de 5 anos fiquei ausente em Porto Seguro.Voltei para Vitória em 1998.Comecei a fazer o trabalho de agenciador e logo depois fui trabalhar na Vitória Vídeo como atendimento,  e em 2000 voltei a trabalhar novamente agenciando até beber um chopp no Spetacollo do amigo Décinho Botelho em Santa Lúcia - www.spetacollo.com.br..Lá trabalhava Leonardo Botelho, irmão do Décio,  hoje comandando o Botequim São Paulo também em Santa Lúcia, que me pediu para "quebrar o galho" de tirar umas fotos dos pratos do restaurante para sua ficha técnica.Isso era dia 26 de julho de 2006.Eu tinha uma Sony modelo W55, um tripé já atrofiado pela falta de uso, uma panela parabólica e uma lampada Photo Flood.
Pronto!Simples assim.
O sangue voltou a esquentar, como os pratos que saiam pela boqueta.
E agora 8 anos depois começo essa brincadeira.Brincadeira de contar histórias que sempre vão nascer em um fogão, dentro de uma panela, em cima de um monte de brasa.Participe dessa jornada em busca do que é bom e obrigado por começar esse história junto comigo.

Colaboradores